5 de mar de 2012

Dicas de como elaborar um Business Plan




O que é um business plan?


É um relatório que destacará os pontos fortes e fracos do seu projeto, apontando a sua viabilidade. O business plan explana os objetivos do seu negócio e como alcançá-los, diminuindo os riscos e as incertezas.

O business plan deve mencionar a análise da melhor estrutura fisco societária para seu negócio e a forma jurídica que o projeto adotará.


O que colocar no seu business plan?


No seu business plan, é importante definir precisamente qual é o negócio de sua sociedade e quais setores ela vai atuar.

Todo business plan deve ter um sumário executivo que é um resumo dos principais pontos de seu negócio, dados do projeto e criadores.

No seu business plan coloque informações sobre lucratividade, rentabilidade, prazo retorno investimento, e ponto de equilíbrio do negócio.

Para um negócio, o enquadramento tributário é tão crucial quanto sua forma jurídica, por isso coloque essa informação no plano de negócio.

Sem clientes não há negócios, por isso a análise da clientela é uma das fases mais importantes da elaboração do seu plano.

Faça um estudo profundo identificando os interesses e comportamentos dos clientes, as características gerais e onde estão estes clientes.

Estudar seu concorrente pode lhe ensinar lições importantes sobre o seu mercado, por isso identifique quem são seus principais concorrentes.

Tão importante quanto saber do concorrente é analisar os potenciais fornecedores, o custo da matéria-prima ou dos prestadores de serviços.

Verifique se há regulamentos ou exigências oficiais a serem atendidas para a comercialização dos produtos ou serviços do seu negócio.

O business plan deve ter um plano de marketing, descrevendo as ações promocionais e as estratégias de mercado, dentre outros itens.

O plano financeiro determina o total de recursos a ser investido para que a para que o seu negócio seja lançado.

Após a finalização do seu plano de negócio, simule situações para o seu negócio com resultados positivos ou negativos.


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