27 de mar de 2012

Parte III - O que é cisão, fusão e incorporação?





Hoje, um nosso último artigo do “O que é cisão, fusão e incorporação?” falaremos sobre a incorporação.

Entende-se por incorporação a forma pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sobrevém em todos os direitos e obrigações. 

Na incorporação são envolvidas duas ou mais sociedades, resultando em incorporadas (as absorvidas ou extintas) e incorporadora (a que subsiste e assume o ativo e passivo das incorporadas).

A incorporação é a forma mais utilizada de reestruturação empresarial em nosso país. Sociedades, como a Petrobras, Braskem, Perdigão, Votorantim, e instituições financeiras, como o Bradesco, Banco do Brasil, Banco Itaú, utilizam frequentemente a incorporação, e buscam, com isso, a maximização de sinergias, através da integração de negócios, a racionalização de atividades, a redução de custos, e a diminuição de gastos com administrativo e operacional, além do subsequente, aumento de produtividade/rentabilidade.

Um exemplo recente de incorporação em nosso país, foi o da Sadia pela Perdigão, em 2008, que criou a Brasil Foods (BRF) – que atualmente a maior exportadora de carne de frango do mundo e uma das maiores empresas de alimentos do país.


Para maiores informações, procure um advogado especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário