24 de abr de 2012

Rapidinhas sobre o mercado financeiro



O que é um administrador de fundo de investimento?

O administrador é quem gere a carteira dos fundos de investimento. É ele quem avalia os ativos financeiros dos fundos de investimento e, em função da rentabilidade e do risco de cada um, indica os mais apropriados à feição do fundo e, subsequentemente, do investidor.

Como o administrador é remunerado?

O Administrador é remunerado através da denominada taxa de administração. Ela é utilizada para cobrir as despesas relativas à gestão do fundo de investimento, tais como, funcionários, instalações e custos operacionais, além da remuneração do administrador propriamente dita.

O que é a taxa de performance? Ele é obrigatória?

Não, a taxa de performance é opcional, e pode ser cobrada pelo administrador quando a rentabilidade daquele fundo de investimento superar a variação de um determinado índice previamente estabelecido no regulamento daquele fundo de investimento.

O que quer dizer o termo “capital de risco”?

Esta expressão define uma modalidade de investimento em que adquire-se uma participação societária – normalmente, minoritária – com o intuito de injetar novos recursos no capital de uma determinada sociedade para permitir que esta se desenvolva, e com isso, tenha suas quotas valorizadas para posterior saída da sociedade pelo investidor.

O que é o Hurdle Rate?

Essa taxa - previamente estabelecida no regulamento do fundo -  só se aplica quando o retorno mínimo que os quotistas esperam receber de um investimento em fundos de capital de risco é atingido.

Portanto, o administrador só recebe essa taxa se e quando o retorno daquele fundo exceder a taxa preferencial anteriormente estipulada.

Qual é o órgão decisório máximo de um fundo de investimento?

É a assembleia geral, em que todos os quotistas se encontram presentes e/ou representados. Este é o órgão responsável pelas decisões estruturais do fundo, como, por exemplo, as alterações no regulamento, politica de investimento, definição da composição da carteira, aprovação das demonstrações contábeis e demais documentos.

Cada quota do fundo de investimento, equivale a um voto na assembleia.

O que significa o termo investidor qualificado?

É um critério estabelecido pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM para investimento em fundos fechados. O investidor qualificado pode ser uma pessoa física que tenham um patrimônio elevado ou um investidor institucional. A CVM define ,periodicamente, qual o montante a ser considerado “patrimônio elevado”, atualmente o valor é R$300 mil reais.

O que significa o termo investidor institucional?

O Investidor Institucional é uma instituição que investe no mercado de capitais adquirindo e alienando grandes quantidades de valores mobiliários.

Alguns exemplos de investidores institucionais são o Estado, suas instituições, instituições financeiras, as companhias seguradoras, os fundos de investimento, os fundos de previdência privada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário