8 de nov de 2012

O que é o mercado de capitais? Você sabe o que é Mercado Primário e Mercado Secundário?



O Mercado de Capitais é onde se desenvolve as operações de compra e venda de valores mobiliários – ações – emitidas pelas sociedades anônimas abertas (para saber mais sobre esse tipo de companhia leia: http://caetanoadvogados.blogspot.com.br/2012/03/o-que-e-uma-sociedade-anonima-qual.html ) .

Vale ressaltar que essa alienação - pelo detentor da ação de companhia aberta - não é obrigada a ser feita pelo mercado de capitais, ela pode ser feita também por fora desse mercado.

Existem dos principais tipos de mercados de capitais: primário e secundário.

O Mercado Primário é aquele no qual ocorre a subscrição de novas ações. Melhor dizendo, no mercado primário, o investidor (quem adquire a ação) compra diretamente o título mobiliário da sociedade emitente, passando este a ser o primeiro titular daquele valor mobiliário.

Já no Mercado Secundário, como o próprio nome dá a entender, é aquele no qual os investidores (agora, acionistas) negociam suas ações com outros investidores. Nesse mercado, a compra e venda são de ações já subscritas.

Subsequentemente, existem distinções nos direito e obrigações do investidor do Mercado Primário e o do Mercado Secundário. Por exemplo, o investidor do Mercado Primário, por ser acionista da sociedade, tem direito de preferencia na subscrição de ações. Além disso, pelo mesmo motivo, no Mercado Primário, o preço da ação é o seu preço de emissão. Já no Mercado Secundário, o preço pago pela ação é o valor do mercado, ou seja, é o valor estabelecido de acordo com a lei de oferta e procura.

Na próxima matéria falaremos sobre o Mercado de Balcão! Não percam!

Para maiores informações, procure um advogado.

Siga nosso Twitter @AdvCaetano ou curta nossa página no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário