20 de dez de 2012

Sociedade Anônima: Conselho de Administração



 São 4 os centrais órgãos de uma companhia: a assembleia geral, o conselho de administração, a diretoria e o conselho fiscal.

Hoje vamos analisar o Conselho de Administração órgão obrigatório das sociedades anônimas de capital autorizado, capital aberto, ou sociedade de economia mista; e facultativo nas sociedades anônimas de capital fechado.

O Conselho de Administração estabelece a orientação geral dos negócios da sociedade através da criação de metas e políticas. Seus membros, os conselheiros, são escolhidos por assembleia geral e devem necessariamente ser acionistas.

Cabe ao estatuto social da sociedade determinar (observando o mínimo legal de 3 membros) o número de conselheiros, podendo optar pelo mínimo ou máximo permitido. Deve também fixar o prazo de duração do mandato de seus integrantes, nunca superior a 3 anos, sendo permitida a reeleição.

Dentre outras coisas, compete ao Conselho de Administração eleger, destituir, fixar competências e fiscalizar a gestão dos diretores, além de convocar assembleia geral, manifestar-se sobre relatórios, contas e atos, deliberar sobre emissão de ações e bônus, autorizar alienação de bens, ônus reais e garantias, escolher e destituir auditores independentes.

Para outros artigos sobre sociedades anônimas clique nos links abaixo:

http://www.caetanoadvogados.blogspot.com.br/2012/12/sociedade-anonima-assembleia-geral.html 


Recomendamos para maiores informações, procurar um advogado.

Siga nosso Twitter @AdvCaetano ou curta nossa página no Facebook!


4 comentários:

  1. bom dia,adoro esse blog,sempre que dá estou passando aqui para pegar algumas dicas,ve os artigos,pow continue postando mais,fico o dia inteiro vendo blog hehehehe,alguem sabe me falar se esse aqui é bom www.softwarecelularespiao.com.br ???amigo meu aqui "virtual" que me passou...abraços e assim que der eu volto a passar aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, Obrigada pelo feedback. A proposta de nosso blog é exatamente fornecer - todas as 3a e 5a feiras - , gratuitamente, informações específicas de direito empresarial e societário, em linguagem popular.

      Caso tenha interesse, você pod se inscrever no próprio blog para receber as atualizações semanais diretamente por email.

      Atenciosamente, Caetano Advogados

      Excluir
  2. Boa tarde,

    Gostaria de ver algum comentários sobre assembleias virtuais.

    Grata

    Rosane Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane

      Trataremos das assembleias virtuais em breve!

      Acompanhe nosso blog!

      Caso tenha interesse, você pod se inscrever no próprio blog para receber as atualizações semanais diretamente por email.

      Atenciosamente, Caetano Advogados

      Excluir