23 de mai de 2013

O que é Goodwill of Trade? O que é o Fundo de Comércio ou Aviamento?



O Goodwill of Trade é o nosso fundo de comércio (também chamado de aviamento), ou seja, o conjunto de bens corpóreos ou incorpóreos que são utilizados na atividade empresária. Melhor explicando, os bens corpóreos são as mesas, cadeiras, computadores, impressoras, máquinas e estoques e etc. e os incorpóreos, o ponto comercial, alianças estratégicas, clientela, a marca, patente, tecnologia, bons fornecedores, boas condições creditórias, segredos do negócio, contratos comerciais, e etc.. Sendo assim, todo o bem que compõe aquela atividade empresária é o seu Goodwill of Trade.

Percebe-se então que existem muitos valores intangíveis que compõem uma sociedade (fundo de comércio). E, algumas vezes, avaliadores inexperientes não os contabilizam na hora de avaliar uma sociedade.

Todavia, isto é equivocado, pois ativos como, o modelo de negócio de uma sociedade, sua clientela, bons fornecedores e etc. contribuem para o valor daquela sociedade, quando comparado o seu sucesso ao de outras do mesmo ramo de negócio.

Aliás, é possível se adquirir somente o fundo de comércio (Goodwill of Trade), e não a sociedade empresária propriamente dita que compõe aquele fundo de comércio. Cabe ressaltar, que algumas profissões não criam um aviamento, é o caso da advocacia. Esse é o entendimento de nossa jurisprudência, ao argumento de que a advocacia não é um prestador de serviços comum que possa ser comparado a uma loja ou restaurante, pois nos escritórios de advocacia, os advogados atuam individualmente e se reúnem, apenas, para facilitar o exercício da profissão.

É inegável, para fins de avaliação do valor de uma sociedade, a importância do Goodwill of Trade, além da análise do resultado, faturamento e outros métodos contábeis de valuation.

Recomendamos para maiores informações, procurar um advogado.

Siga nosso Twitter @AdvCaetano ou curta nossa página no Facebook (Caetano Advogados)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário