21 de mai de 2013

O que é um Stakeholder? Qual é a sua diferença para um Stockholder ou Shareholder?



O Stockholder ou Shareholder é o acionista puro e simples de uma companhia, ou seja, é toda pessoa que detém uma parte do capital de uma sociedade que é representada por ações. Para o Stockholder, o sucesso de uma companhia é medido, principalmente, pelo valor financeiro de suas ações.

Já a nomenclatura Stakeholder, traz a noção de um indivíduo que afeta ou é afetado pelo resultado de um empreendimento latu sensu, é a parte interessada e/ou interveniente. Melhor dizendo, trate-se de uma pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse ou seja impactado diretamente pelo desempenho de uma sociedade ou projeto.

Portanto, este termo é muito mais amplo que o Stockholder, aliás, o próprio acionista é um Stakeholder, tal como, os empregados, clientes, fornecedores, concorrentes daquela sociedade também são, pois todos estes são afetados pelo resultado daquela companhia.

Exemplificando: se uma companhia está saudável ela contrata mais funcionários, encomenda mais produtos de seus fornecedores e obriga que seus competidores estejam tão atualizados quanto ela para competir no mercado.

Com isso, todos estes personagens (Stakeholders) são diretamente afetados pelo sucesso daquela companhia, muito embora, nenhum deles sejam Stockholders e participem diretamente de seu lucro. O impacto nesses personagens é diferente, mas, todavia, tão importante quanto.

Agora qual é a utilidade dessa distinção?

Atrás dessa diferenciação de termos vem um movimento moderno, no mercado, para que as sociedades não vislumbrem como end game somente o benefício financeiro para os seus Stockholders; mas também um retorno  ainda maior - social - para todas as partes que com ela se relaciona (acionista, fornecedor, clientes e etc.) – Stakeholder, fazendo com isso um crescimento maior na economia, pois na medida que uma companhia cresce todos os personagens por ela afetados crescem também.

Para entender mais sobre sociedade anônimas e acionistas pesquise nosso site!

Recomendamos para maiores informações, procurar um advogado.

Siga nosso Twitter @AdvCaetano ou curta nossa página no Facebook (Caetano Advogados)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário