6 de jun de 2013

O que são Brazilian Depositary Receipts (BDRs)?


Na terça-feira analisamos os American Depositary Receipts (ADRs). Hoje vamos ver os BDRS, que são, em sua essência, os ADRs brasileiros, vejamos.

                Enquanto o ADR é uma espécie de certificado de depósito de valores mobiliários criado pelos Estados Unidos da América para que investidores norte americanos possam adquirir e negociar ações de companhias que não são americanas; o BDR é o mesmo certificado de depósito de valores mobiliários, só que emitido no Brasil para que brasileiros possam investir em companhias abertas estrangeiras na bolsa brasileira (BM&F BOVESPA). A operação toda é realizada em reais, pois ela acontece no Brasil, muito embora a empresa tenha sede no exterior.

Tal como o ADR deve obedecer às regras e aos procedimentos impostos pela SEC (Securities Exchange Comission) e Banco Central Americano; o BDR deve satisfazer, por aqui, às determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central do Brasil.

 A emissão do BDR deve ser realizada por instituições brasileiras, as chamadas instituições depositárias ou emissoras, que são empresas autorizadas a emitir BDRs. Dentre as instituições financeiras autorizadas no Brasil temos, como exemplo, o Citibank e o Bradesco.

Tanto o BDR quanto o ADR, beneficiam o investidor ao permiti-lo ter uma carteira de investimentos diversificada e mais rentável, já que este poderá investir nas principais empresas do mundo dentro de seu próprio país e mercado.

A negociação dos BDRs ocorre da mesma forma que os do ADRs: em bolsas de valores ou em mercados de balcão. E, além disso, os BDRs possuem os mesmo níveis I, II e III que os ADRs.

Porém, aqui no Brasil, temos, ainda, outra classificação: BDRs patrocinados e os BDRs não patrocinados. Como a própria nomenclatura nos faz depreender, os patrocinados são aqueles custeados pelas próprias companhias emissoras dos BDRs; e os não patrocinados são os franqueados por uma instituição financeira depositária diretamente, sem o envolvimento da própria companhia emissora.

Alguns exemplos de companhias estrangeiras que emitem BDRs são: LAN Airlines, American Express, AT&T, Cisco Systems, Hewlett-Packard, Mastercard, McDonalds, Visa, Xerox, e muitas outras.

Recomendamos para maiores informações, procurar um advogado.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário