24 de set de 2013

O que é o Sistema De Gestão Ambiental? E o ISO 14001?



O Sistema de Gestão Ambiental é o sistema utilizado pelas companhias, entidades, organizações e etc. para controle de seus impactos sobre o meio ambiente e buscar, subsequentemente, melhorias nessa área em suas operações e negócios.

Em 2004 foi criada a ISO 14001 que é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos necessários para criar e operar um Sistema de Gestão Ambiental eficiente que, ao mesmo tempo, controla custos, reduz riscos e melhora o desempenho ambiental daquela instituição.

A ISO 14001 segue a metodologia Plan-Do-Check-Act (PDCA) que significa Planejar-Executar-Verificar-Agir.

Para obtenção da certificação do empreendimento pela ABNT NBR ISO 14001 (válido até janeiro de 2016) é necessário que a instituição esteja dentro de requisitos determinados.  A Petrobras, por exemplo, possui essa certificação.

Recomenda-se antes da implementação das normas do ISO 14001 a identificação de possíveis aspectos daquela instituição que podem impactar o meio ambiente. Além disso, recomenda-se analisar, sempre antes do início da atividade, a legislação ambiental relevante àquele negócio.

Para maiores informações, procure sempre um advogados especializado.

Receba nossa matérias por email! Faça parte de nosso mailing list, inscrevendo-se no link ao lado!

Siga nosso Twitter @AdvCaetano ou curta nossa página no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário