14 de nov de 2013

O que é EBITDA ou LAJIDA? Eles são a mesma coisa? Você sabe o que significa?


Você já deve ter visto algumas vezes as siglas acima. Agora, você sabe o que elas representam? O EBITDA é uma expressão inglesa que quer dizer Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português ela foi traduzida como Lucro Antes dos Juros, Impostos sobre Renda incluindo Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, Depreciação e Amortização, e hoje é vulgarmente denominada no Brasil como LAJIDA.

Assim, ambas as siglas (EBITDA/LAJIDA) querem dizer exatamente a mesma coisa em idiomas diferentes: elas representam o montante que uma sociedade gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem levar em considerações os tributos e demais eventuais efeitos financeiros.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou no ano passado uma instrução normativa (Instrução Normativa no  527/12) sobre o tema com intuito de uniformizar a divulgação do EBITDA/LAJIDA e conseguintemente melhorar o nível de compreensão dessas informações e torná-las comparáveis entre todas as companhias abertas.

Mas para o quê serve, afinal, o EBITDA/LAJIDA?

Ele é um indicador financeiro de suma importância para  investidores, empresários, analistas de mercado, dentre outros, já que ele permite a possibilidade não se analisar uma sociedade não somente pelo seu resultado final, mas também todo o seu processo.

Para que esse indicador seja padronizado e seja possível comparar situações idênticas de sociedades diferentes, a Instrução da CVM, estabeleceu os parâmetros para o cálculo e os critérios para divulgação do EBITDA/LAJIDA.  A regra geral é que no cálculo do EBITDA/LAJIDA só devem ser considerados os valores apresentados nas demonstrações contábeis.

            Por fim, essa Instrução da CVM estabelece ainda que divulgação do cálculo do EBITDA/LAJIDA deve ser objeto de verificação por parte de um auditor independente daquela sociedade.

Para maiores informações, procure sempre um advogados especializado.

Receba nossa matérias por email! Faça parte de nosso mailing list, inscrevendo-se no link ao lado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário